Principais Características
Aplicável a Usinas Hidrelétricas e Estações de Bombeamento, a lógica desse sistema é detectar anomalias nas vazões e pressões, através de instrumentação dedicada, e acionar alarme ou trip para a contingência de emergência, como por exemplo o fechamento de comportas de adução.
A inspiração para este tipo de tecnologia foi especialmente o acidente da Usina Hidrelétrica de Sayano-Shushenskaya, na Rússia, onde um rompimento da tampa da turbina causou destruição de boa parte da planta e dezenas de mortes. Além disso, existem diversas plantas onde já houve rompimento da tubulação, com prejuízos ao proprietário, comunidade vizinha e meio ambiente.
Para essa aplicação, a Rennosonic desenvolveu três tipos de Sistemas:
Esse sistema mapeia continuamente a vazão turbinada, ou bombeada, e correlaciona com as demais variáveis operacionais. O sistema atua caso a vazão se distancie dos níveis normais esperados.
Esse sistema funciona através da medição de pressão ao longo de uma tubulação e identifica possíveis rompimentos baseado neste parâmetro. O ponto de partida para sua implantação é o estudo hidráulico, que vai refletir no comissionamento adequado do sistema.
Esse sistema é tradicionalmente utilizado em Usinas Hidrelétricas com grandes quedas, onde é instalado um medidor de vazão ultrassônico a montante e outro a jusante e, continuamente, é monitorada a diferença entre as duas medições. Caso a diferença ultrapasse o nível de tolerância há atuação do Sistema.
Rua José Joaquim, 224
Varginha - 37501-144
Itajubá - MG, Brasil
Avenida das Nações Unidas, 12901
Torre Norte, 25° andar
Brooklin Paulista - 04578-910
São Paulo - SP, Brasil
+55 (35) 3622-0327