A medição de vibração é um parâmetro essencial para uma boa manutenção das máquinas rotativas. Por meio desta análise, é possível determinar se existe alguma perturbação que causará danos ao longo do tempo, bem como avaliar a necessidade de manutenção ou ajuste.
Para usinas hidrelétricas, uma das aplicações deste método é usada no Ensaio de Faixa Operativa, que consiste na avaliação dos níveis de vibrações (absolutas e relativas) nos principais componentes da unidade geradora, utilizando instrumentação de alta exatidão e confiabilidade. Neste mesmo estudo, são avaliadas as respostas – em amplitude e frequência – das flutuações hidráulicas, mecânicas e elétricas da unidade geradora, permitindo alcançar as melhores condições operacionais, com foco na manutenção da integridade das máquinas e na realização de manutenções preditivas.
Em usinas térmicas, devido à alta rotação da turbina e do gerador, a medição de vibração, além de ser importante para a manutenção, assume um papel primordial na segurança da operação.
Além das aplicações mencionadas acima, qualquer motor ou máquina que tenha importância em um processo industrial merece um acompanhamento periódico da vibração. Isso inclui áreas como mineração, saneamento e abastecimento, indústria sucroalcooleira, petróleo e gás, navios e outras.
Rua José Joaquim, 224
Varginha - 37501-144
Itajubá - MG, Brasil
Avenida das Nações Unidas, 12901
Torre Norte, 25° andar
Brooklin Paulista - 04578-910
São Paulo - SP, Brasil
+55 (35) 3622-0327