UHE Pereira Passos

A Usina Hidrelétrica Pereira Passos faz parte do Complexo de Lajes da Light Energia, um conjunto de instalações nas bacias dos rios Piraí, Paraíba do Sul e do Guandu (Ribeirão das Lajes), na cidade de Piraí no estado do Rio de Janeiro.
O complexo de Lajes foi criado motivado originalmente pela necessidade de abastecimento de energia e água do antigo Distrito Federal e hoje capital do Estado do Rio de Janeiro.
A Usina começou a operar em 01 de janeiro de 1962 e possui duas unidades geradoras com turbinas do tipo Francis que tem capacidade instalada para gerar 99,9 MW.
De maneira simplificada, a UEL Santa Cecília bombeia águas do rio Paraíba do Sul até o reservatório de Santana, que também recebe os deflúvios do Rio Piraí. A partir do Reservatório de Santana, a UEL Vigário bombeia a água para o reservatório de Vigário, que por sua vez alimenta a usina de Nilo Peçanha e, eventualmente, pode ser desviada para abastecer também as unidades geradoras da usina Fontes Nova. As vazões turbinadas por essas duas usinas são restituídas ao Ribeirão das Lajes, formando o reservatório de Ponte Coberta, que abastecerá a UHE Pereira Passos.
Nesta Usina, a Rennosonic Tecnologia forneceu medidores de vazão turbinada pelo método ultrassônico por tempo de trânsito do tipo intrusivo, trazendo alta exatidão e confiabilidade a esta medição.

Localização

Localização: Piraí – RJ
Potência Instalada: 99,9 MW
Tipo de Turbina: Francis
Número de Unidades Geradoras: 2

Pular para o conteúdo