UHE ITAIPU

A UHE Itaipu está localizada no Rio Paraná, na bacia do rio da Prata na fronteira entre o Brasil e o Paraguai na cidade de Foz do Iguaçu – PR. A usina começou a gerar energia em 5 de maio de 1984 quando entra em operação a primeira unidade geradora do projeto. Nos próximos sete anos foram instaladas mais dezessete unidades geradoras.

Em Maio de 2007, no mês em que Brasil e Paraguai celebram o 33º aniversário da assinatura do Tratado de Itaipu, entram em operação as últimas duas unidades geradoras previstas no projeto da usina.

Das 20 unidades geradoras, dez operam na frequência da rede elétrica paraguaia (50 Hz) e dez na frequência da rede elétrica brasileira (60 Hz).

Em 2000, a Itaipu Binacional gerou 93,4 bilhões de quilowatts-hora e estabeleceu um novo recorde mundial de produção. Em 2004, quando completou 20 anos de atividade, a usina já havia gerado energia suficiente para abastecer o mundo durante 36 dias.

Em 2016, a Itaipu Binacional foi a primeira hidrelétrica do mundo a ultrapassar 100 milhões de megawatts-hora (MWh) de geração anual. Com um total de 103.098.366 MWh, a usina superou o recorde de 98,8 milhões de MWh estabelecido pela chinesa Três Gargantas, em 2014, e recuperou o primeiro lugar mundial em produção anual de energia limpa e renovável.

Itaipu possui atualmente 14 GW de potência instalada, operando com turbinas do tipo francis, com potência nominal de 715 MW e vazão nominal de 690 m3 por segundo.

Nesta Usina, a Rennosonic forneceu um Sistema de Proteção contra Sobrevelocidade no Escoamento, com o fornecimento e instalação de sistema de medição de vazão intrusivo com a tecnologia ultrassônica por tempo de trânsito para monitoramento da vazão turbinada da unidade geradora.

A solução fornecida, além de indicar a vazão com alta exatidão, contempla um sistema inteligente que atua com alarmes e comandos emergenciais para o caso de ruptura do conduto ou algum componente hidráulicos – como a tampa da turbina, por exemplo – que gere vazamento de água.

Este sistema têm a finalidade de agir de forma automática e minimizar os danos no caso de um evento extremo, como o acidente ocorrido em 2009 na Usina Hidrelétrica de Sayano Shushenskaya na Rússia devido a ruptura da tampa de uma das turbinas.

Localização

Localização: Foz do Iguaçu – PR
Potência Instalada: 14 GW
Tipo de Turbina: Francis
Número de Unidades Geradores: 20

Pular para o conteúdo