UE Vigário

A Usina Elevatória Vigário entrou em operação em 1952 e faz parte do Complexo de Lages da Light Energia, um conjunto de instalações nas bacias dos rios Piraí, Paraíba do Sul e do Guandu. Esta usina eleva em quase 36m as águas do reservatório de Santana para o reservatório de Vigário, utilizando quatro turbinas reversíveis de 22.5MW cada uma.

Em conjunto com a usina elevatória de Santa Cecília ela tem o importante papel de realizar a transposição de parte das águas do Rio Paraíba do Sul para Bacia do Rio Guandu, garantindo assim o abastecimento de água para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O CBDB (Comitê Brasileiro de Barragens) indica que as quatro unidades de Vigário, foram as terceiras turbinas reversíveis instaladas no mundo, depois das unidades de Traição e Pedreira em São Paulo.

Nesta Usina, a Rennosonic Tecnologia realizou Ensaios de Rendimento Hidráulico da Turbina antes e após a troca do rotor, avaliando o ganho de eficiência alcançado. Nestes ensaios destaca-se a a medição de vazão turbinada pelo método ultrassônico por tempo de trânsito de 8 caminhos, trazendo alta exatidão e confiabilidade aos dados obtidos.

Localização

Localização: Barra do Piraí – RJ
Potência Instalada: 90 MW
Tipo de Turbina: Francis reversíveis
Número de Unidades de Bombeamento: 4
Vazão Nominal: 188,8 m³/s
Altura do Recalque: 35m
Fabricante do Rotor Original: Canadian Allis-Chalmers

Pular para o conteúdo