Rennosonic inicia Projeto de P&D ANEEL com a CESP

A RENNOSONIC TECNOLOGIA e a empresa de consultoria HEIDADI ENGENHARIA celebraram no início de Agosto um Convênio de P&D da ANEEL com a Companhia Energética de São Paulo – CESP para elaboração do projeto “Sistema de Aferição e gestão hidroenergética para melhoria da produtividade em aproveitamentos hidroelétricos”, na UHE Porto Primavera.Trata-se da aplicação do Sistema de Medição Vazão Ultrassônica de forma pioneira no Brasil, por ser em máquinas do tipo KAPLAN e com três sessões de engolimento de aproximadamente 23 metros de altura.No tocante a medição de vazão, são desafios e objetivos do projeto:- Conciliar o uso dos medidores com a presença do crustáceo “Mexilhão Dourado” que gruda na parede das sessões onde estes mesmos serão instalados;- Analisar metodologias de Instalação que otimizem ao máximo os custos do Sistema Ultrassônico, gerando um retorno do investimento cada vez maior ao proprietário da Usina.Para o sócio da RENNOSONIC, Caio Duarte, trata-se de um projeto que pode ser expandído, favorecendo uma a melhor gestão hídrica no país. “Não é possível fazer qualquer gestão do que não se consegue nem medir. Então este projeto vai em busca do desafio de medir o uso da água com precisão, dando a base para uma gestão mais eficiente do uso da água, um bem que era abundante em nosso país, mas que hoje já se torna escasso em algumas regiões do país”.Vitor Pamplona, também sócio da RENNOSONIC, complementa dizendo que ” os projetos hidrelétricos utilizando turbinas do tipo Kaplan (e até Bulbo) estão se tornando crescente no Brasil. Por tratar-se de máquinas que convertem energia hidráulica em elétrica baseando-se principalmente na intensidade do fluxo (vazões altas e baixas quedas) a necessidade de conhecer as distribuições de velocidade da água turbinada permite, além da melhor gestão do recurso, uma maior compreensão de fenômenos fluído dinâmicos existentes no processo (como cavitação, sobrevelocidade, etc).”O projeto da início a nova área de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa, que será coordenada pelo Msc. Gustavo Souza, que assume a Gerencia de Projetos, com foco em P&D.

A RENNOSONIC TECNOLOGIA e a empresa de consultoria HEIDADI ENGENHARIA celebraram no início de Agosto um Convênio de P&D da ANEEL com a Companhia Energética de São Paulo – CESP para elaboração do projeto “Sistema de Aferição e gestão hidroenergética para melhoria da produtividade em aproveitamentos hidroelétricos”, na UHE Porto Primavera.

Trata-se da aplicação do Sistema de Medição Vazão Ultrassônica de forma pioneira no Brasil, por ser em máquinas do tipo KAPLAN e com três seções de engolimento de aproximadamente 23 metros de altura.

No tocante a medição de vazão, são desafios e objetivos do projeto:

– Conciliar o uso dos medidores com a presença do crustáceo “Mexilhão Dourado” que gruda na parede das sessões onde estes mesmos serão instalados;

– Analisar metodologias de Instalação que otimizem ao máximo os custos do Sistema Ultrassônico, gerando um retorno do investimento cada vez maior ao proprietário da Usina.

Para o sócio da RENNOSONIC, Caio Duarte, trata-se de um projeto que pode ser expandído, favorecendo uma a melhor gestão hídrica no país. “Não é possível fazer qualquer gestão do que não se consegue nem medir. Então este projeto vai em busca do desafio de medir o uso da água com precisão, dando a base para uma gestão mais eficiente do uso da água, um bem que era abundante em nosso país, mas que hoje já se torna escasso em algumas regiões do país”.

Vitor Pamplona, também sócio da RENNOSONIC, complementa dizendo que ” os projetos hidrelétricos utilizando turbinas do tipo Kaplan (e até Bulbo) estão se tornando crescentes no Brasil. Por tratar-se de máquinas que convertem energia hidráulica em elétrica baseando-se principalmente na intensidade do fluxo (vazões altas e baixas quedas), a necessidade de conhecer as distribuições de velocidade da água turbinada permite, além da melhor gestão do recurso, uma maior compreensão de fenômenos fluído dinâmicos existentes no processo (como cavitação, sobrevelocidade, etc).”

O projeto da início a nova área de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa, que será coordenada pelo Msc. Gustavo Souza, que assume a Gerencia de Projetos, com foco em P&D.

Pular para o conteúdo