PCH Queluz

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Queluz está localizada entre os município de Queluz e Lavrinhas, estado de São Paulo, na bacia do rio Paraíba do Sul.

A PCH foi projetada para operar a fio d’água com uma barragem que tem a função apenas de desviar a água para o circuito de adução.

A usina começou a operar em 12 de agosto de 2011 e possui duas unidades geradoras com turbinas Kaplan de eixo horizontal que tem capacidade instalada para gerar 30 MW de energia elétrica, ampliando a confiabilidade do fornecimento atual em escala regional e está interligada ao sistema nacional por meio da linha de transmissão que parte da subestação elevatória de Queluz.

A PCH Queluz é uma usina de baixa queda, cujo espelho d’água do reservatório tem 154 ha, sendo a maior parte dele dentro da própria calha do rio Paraíba do Sul.

Nesta Usina, a Rennosonic Tecnologia realizou Ensaios Dinâmicos nas Unidades Geradoras antes e após reformas. Houve medição de grandezas mecânicas (vibrações), hidráulicas (pressões) e elétricas (potência, tensão e corrente), além de parâmetros operacionais extraídos dos sistema de supervisão e controle da usina.

Localização

Localização: Lavrinhas – SP, Queluz – SP
Potência Instalada: 30 MW
Tipo de Turbina: Kaplan de eixo horizontal
Número de Unidades Geradores: 2

Pular para o conteúdo