PCH MACABU

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Macabu está localizada na cidade de Trajano de Morais, no estado do Rio de Janeiro.

Um aspecto relevante desta PCH é que trata-se de um sistema de transferência de águas entre bacias. A barragem foi construída no rio Macabu, reserva águas da bacia do rio Macabu (a montante da cidade de Trajano de Moraes), porém as águas são conduzidas para a casa de força situada na bacia do rio São Pedro/Macaé e lançadas em um afluente deste rio, poucos metros a montante das PCHs Frade e Glicério.

A Usina entrou em operação em 1950 e possui atualmente potência instalada de 21 MW sendo 5 grupos geradores do tipo Pelton.

Neste Usina, a Rennosonic realizou Ensaios Dinâmicos nas Unidades Geradoras, com avaliação do Rendimento Hidráulico das Turbinas utilizando o método ultrassônico para medição de vazão turbinada, e análise de vibrações mecânicas.

Como foi utilizado um método direto para medição de vazão, o serviço realizado foi um Ensaio de Rendimento Hidráulico Absoluto, onde é possível se construir uma nova curva de rendimento das turbinas hidráulicas baseado na realidade medida.

Caso tivesse sido realizado o Ensaio de Rendimento Hidráulico Relativo, comumente chamado de Index Test, só seria possível observar o desvio em relação a curva de projeto. Porém, não existiria a conferência real da vazão turbinada, que é o uso da água para a geração de energia.

Já a análise de vibração permitiu a avaliação do comportamento das máquinas. Dessa forma, tornou-se possível indicar ações de melhoria, bem como revisão das faixas de operação baseado tanto no rendimento quanto no comportamento dinâmico do conjunto de geração.

Localização

Localização: Trajano Morais – RJ
Potência Instalada: 21 MW
Tipo de Turbina: Pelton
Número de Unidades Geradores: 5

Pular para o conteúdo