Matéria publicada no Jornal Primeira Edição em 13/02/2021.
Rio Tietê: Usina de Porto Góes passa por análise de desempenho hidroenergético
Entre os dias 8 e 11 de fevereiro, a EMAE realizou na usina hidrelétrica de Porto Góes, na cidade de Salto, no Rio Tietê, ensaios de vazão de água do canal de adução, chamados de análise de desempenho hidroenergético. É através dos vãos desse canal, que fica localizado na lateral da estrutura, que a água do rio Tietê atinge a tomada d´água da usina, possibilitando a geração de energia elétrica.
Em Porto Góes, existem cinco vãos na entrada do canal adutor, dos quais três deles possuem comportas de controle para entrada da água do rio e dois são fechados com painéis de vedação. Os testes foram programados para verificar se a estrutura com três comportas é suficiente para proporcionar a vazão adequada às unidades geradoras, tendo em vista a ocorrência da redução de carga automática da usina após certo tempo de geração com a capacidade máxima, que é de 24,8 MW.
Dependendo do resultado dos ensaios, será possível determinar se há a necessidade de abertura dos vãos que estão fechados e instalação de mais duas comportas para aumentar a área de entrada de água no canal. “Com o procedimento, saberemos se o volume de água admitido pelos vãos é suficiente para geração máxima de energia, permitindo a vazão adequada, aumento da confiabilidade da usina, melhoria do rendimento e aproveitamento hidroenergético”, explica Emerson Laube, do departamento de Engenharia.
A ação faz parte do conjunto de contratações para investimentos nas usinas da EMAE por meio da GAG Melhoria, remuneração disponibilizada pela ANEEL, desde 2018, para investimentos em melhorias nas usinas hidrelétricas contratadas sob o regime de cotas. O relatório final será enviado à EMAE em um mês pela empresa contratada para realizar o serviço.
Link da matéria: https://pejornal.com.br/rio-tiete-usina-de-porto-goes-passa-por-analise-de-desempenho-hidroenergetico/