A Usina Hidrelétrica Belo Monte da Norte Energia S.A. está localizada no Rio Xingu,entre o municípios de Altamira e Vitória do Xingu no norte do estado Pará.
A hidrelétrica entrou em operação em 20 de Abril de 2016 com potência instalada de 11.233,1 MW. Em potência instalada, a usina de Belo Monte é a quarta maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesas Três Gargantas (20 300 MW) e Xiluodu (13 800 MW) e da brasileira/ paraguaia Itaipu (14 000 MW), sendo a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira.
A Casa de Força principal é composta por 18 Unidades Geradoras com turbinas tipo Francis e Capacidade instalada de 11.000 MW. A Casa de Força Complementar no sítio Pimental é composta por 6 Unidades Geradoras com turbinas tipo Bulbo e Capacidade Instalada de 233,1 MW.
Nesta Usina, foram fornecidos pela MC-Monitoring, Sparks Instruments e Rennosonic diversos sensores para monitoramento das unidades geradoras, entre eles: Transmissores de Entreferro (AGT), Sensores de Velocidade Eletrodinâmicos (LVS), Sensor para Medição de Distância de Pás (RCP), Sensores Indutivos, Acelerômetros Piezoelétricos (PAS), Transmissores de Fluxo Magnético (MFT) e Sistema de Monitoramento de Descargas Parciais (TMS e PDC).
Localização: Altamira – PA, Vitória do Xingu – PA
Potência Instalada: 11.233,1 MW
Tipo de Turbina: 18 Unidades do topo Francis e 6 Unidades do tipo Bulbo.
Número de Unidades Geradores: 24